Tudo sobre a Agricultura Biológica
Sábado, 03.03.12

O director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Melvill Araújo enfatizou hoje o propósito da agricultura biológica ocupar 500 hectares em 2015.

O governante falava aos jornalistas à margem da sessão de abertuda do seminário 'Agricultura Biológica na Escola', que decorre de hoje até domingo na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Em 2011 e já este ano foram elaborados cerca de 70 projectos para novas explorações de agricultura biológica, sendo que, neste momento, este tipo de agricultura ocupa já cerca de 200 hectares de cerca de 90 produtores. Se os 70 projectos avançarem, serão ocupados mais cerca de 140 hectares.

Bernardo Melvill Araújo garantiu que o grande desafio é o de chegar a 2015 com 500 hectares. "Tudo estamos a fazer para isso", afirmou. Converter as explorações agrícolas e responder à lei da oferta e da procura são desafios a alcançar. "O mercado está a pedir mais produtos biológicos", assegurou. Neste momento produz-se quase de tudo em matéria de agricultura biológica mas a banana biológica e a horticultura estão em expansão.

O seminário sobre 'Agricultura Biológica na Escola' é organizado pelo Departamento 'Eco-Escola' da Gonçalves Zarco com o apoio de diversos parceiros.

O Seminário está creditado com um crédito para os professores de todas as áreas. A formação é dirigida a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e professores de educação especial. Ao todo inscreveram-se 120 docentes.

Bernardo Araújo realçou o facto da iniciativa decorrer numa escola. Até porque já há diversas instituições de ensino da Região com hortas escolares mas a ideia é "disseminar ainda mais as hortas escolares". Sendo que há estudos científicos que indicam que os alunos que têm contacto com hortas escolares alcançam um melhor desempenho académico, físico e social.

Em 2011, a Direcção de Agricultura fez mais de 50 acções de divulgação e de esclarecimento que abrangeu cerca de 1900 pessoas. Este ano, o programa 'Eco-escolas' dedica especial atenção à agricultura biológica. Uma boa oportunidade para conciliar o ambiente e a alimentação saudável, considerou Bernardo Araújo.

fontge:http://www.dnoticias.pt/

tags:
publicado por adm às 20:35 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
links