Tudo sobre a Agricultura Biológica
Domingo, 15.04.12

No dia 21 de Janeiro, elementos do Clube da Floresta “Nogueira Viva”, em parceria com o programa Eco-Escolas, cujo tema aglutinador do ano é a agricultura biológica, e em estreita colaboração com a Associação de Pais, meteram mãos à obra e iniciaram a implementação de uma pequena horta pedagógica/ biológica, nos terrenos da própria escola. 

De início, o trabalho foi duro, para livrar o terreno de muitas pedras e torná-lo propício à prática agrícola. Assim, neste momento, na horta, floresce já o resultado das primeiras sementeiras: alfaces, couves, favas, ervilhas, cebolas, abóboras, cenouras, morangos, framboeseiras, maracujás e algumas ervas aromáticas. O sonho foi crescendo tal como os produtos agrícolas. Os alunos são a primeira razão da existência deste projecto,em especial os alunos que integram o ensino especial.

E com grande empenhamento da Associação de Pais, construimos uma estufa. Neste “construimos” queremos salientar o papel dos alunos que voluntariamente integram este clube e onde se integram alunos do Ensino Especial.

Estamos em Abril e as sementeiras já deram os seus primeiros frutos, morangos e couves. Todas as outras sementeiras estão em fase de desenvolvimento. 

No dia 13 de Abril, os alunos do clube da floresta “Nogueira Viva”, num gesto simbólico, entregaram na Direção os primeiros mimos produzidos na horta.

A alegria que se via nos seus rostos e a ternura com que as mãos os levavam são para os coordenadores do Projeto, gestos e expressões que não esqueceremos e nos fazem prosseguir. 
Se, como disse, Riccardo Bacchelli “A agricultura é a arte de saber esperar' soubemos esperar e vamos continuar nessa espera construtiva. 

fonte:http://www.correiodominho.com/

publicado por adm às 18:16 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
links