Tudo sobre a Agricultura Biológica
Sábado, 21.05.11

O secretário do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira afirmou ontem que a região pretende aumentar de 215 para 500 hectares a produção de agricultura biológica, até 2015.

Referindo que se trata de um “objetivo ambicioso”, Manuel António Correia salientou que “a agricultura biológica é uma oportunidade” para os produtores madeirenses, embora esta atividade “não consiga ser competitiva numa lógica de grande quantidade”, dada a orografia e dimensão da ilha.

O governante falava na conferência de imprensa para a apresentação da Semana Bio, uma iniciativa que será desenvolvida em parceria com a Universidade da Madeira, de 30 de maio a 05 de junho.

A Semana Bio será subordinada ao tema “alimentar o futuro” e que servirá para “abordar diversas questões que dizem respeito à preparação da sociedade e agentes económicos para o desenvolvimento sustentável”.

Manuel António Correia disse ainda que “a agricultura a convencional já é, na sua pratica ancestral, muito próxima da biológica e cada vez mais os consumidores procuram estes produtos”.

Manuel António mencionou que a área da agricultura biológica na Madeira, incluindo a que está em conversão, é neste momento de cerca de 215 hectares, o que corresponde a quatro por cento da área agrícola da região.

“Temos 103 empresários ou produtores agrícolas que se dedicam a este modelo de produção e temos um objetivo ambicioso que é, até 2015, atingir cerca de 500 hectares, o que significa uma área superior a nove por cento da agricultura”, realçou.

O governante insular destacou também a importância da colaboração institucional com a Universidade da Madeira, defendendo que deve ser incrementada no futuro.

O programa da Semana Bio inclui um mercado biológico, visitas a várias explorações agrícolas, conferências, animação infantil, um piquenique, atelier de cosméticos e detergentes naturais, lanches e almoços biológicos.

fonte:http://www.correiodominho.com

tags:
publicado por adm às 19:07 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
links