Tudo sobre a Agricultura Biológica
Domingo, 29.05.11

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais quer que, até 2015, 500 hectares estejam ocupados pela agricultura biológica (numa área superior a 9 por cento de toda a agricultura) contra os 215 actuais, que representam 4 por cento.
Quem o disse foi o secretário regional Manuel António Correia que apresentou ontem a Semana Bio Madeira, a qual vai decorrer de 30 Maio a 5 de Junho próximos.
Uma iniciativa que conta com a colaboração da Universidade da Madeira (UMa), com que o Governo Regional quer estreitar laços.
Na oportunidade Manuel António Correia sublinhou que cada vez mais, os consumidores procuram os produtos biológicos. Por isso, «a nossa agricultura que não consegue ser competitiva numa lógica de grande quantidade, de baixo preço, tem aqui na agricultura biológica, uma oportunidade», considerou o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, para justificar o estímulo feito pelo Executivo madeirense nesta solução.
No entanto, aquele governante deixou claro que quando «nós estimulamos a agricultura biológica, não estamos a fazê-lo em contraponto à agricultura convencional». O secretário lembrou que a agricultura tradicional na Região é, em termos substanciais, quase biológica. 
«Na prática, a nossa agricultura convencional já é biológica. Tem os requisitos. É preciso é que cada vez mais agricultores aproveitem para certificá-la», sublinhou.
O reitor da Universidade da Madeira, por seu lado, sublinhou que aquela instituição de Ensino Superior também está vocacionada para a valorização de problemas práticos e concretos que a sociedade tem para resolver. Neste ponto de vista, a UMa «tudo tem feito, conforme disse Castanheira da Costa, para colaborar com as instituições da Região para mostrarmos que estamos aqui para colaborar na resolução desses problemas concretos». E uma das áreas é esta da agricultura biológica, sendo que a UMa está esperançada de poder cooperar em muitos outros projectos com o Executivo madeirense.
Refira-se que no dia 31 de Maio, pelas 10 horas, acontece um workshop, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, sobre o desenvolvimento sustentável em espaço rural. A sessão de abertura será presidida pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.

fonte:http://www.jornaldamadeira.pt/no

 
publicado por adm às 19:05 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
links