Tudo sobre a Agricultura Biológica
Sexta-feira, 16.09.11

A maioria dos alimentos orgânicos possuem o preço mais elevado, mas apresentam várias vantagens quando comparados com aqueles que trazem produtos químicos ou sintéticos. Deve começar a substituir os alimentos mais consumidos no dia-a-dia pelas suas versões orgânicas.

Veja 8 motivos para consumir alimentos orgânicos:

1. Segurança: É através da certificação que você pode identificar se o alimento é realmente orgânico, procure conhecer a organização mencionada.

2. Redução dos riscos à saúde: Não possuem fertilizantes, pesticidas ou herbicidas sintéticos e também não permitem modificações genéticas. Eles podem ser responsáveis por defeitos congénitos, danos nos sistemas nervoso e mutações genéticas.

3. Menos resíduos tóxicos no meio ambiente: Como não são utilizados produtos químicos, não há contaminação de cursos de água. Animais também são prejudicados diretamente ou por meio da cadeia alimentar por consumirem plantas com resíduos tóxicos.

4. Combate à erosão: Na agricultura orgânica os produtores dependem muito da condição do solo por não empregarem químicos e adotam técnicas para evitar a erosão.

5. Incentivo à biodiversidade: A agricultura tradicional é baseada na monocultura e aumenta os riscos de doenças e praga na lavoura

6. São mais gostosos: Como produtos orgânicos são cultivados usando os métodos naturais, sem qualquer produto químico ou sintético, o gosto natural não é alterado.

7. Ajudam os pequenos agricultores: Geralmente os produtos orgânicos são produzidos em campos de pequeno porte.

8. Economizam energia: O consumo energético com a produção de fertilizantes é superior ao usado para plantar e colher safras.

 

Fonte: Atitude Sustentável

publicado por adm às 22:58 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
links