Tudo sobre a Agricultura Biológica
Quarta-feira, 21.09.11

O 3.º Colóquio Nacional de Horticultura Biológica e 1.º Colóquio Nacional de Produção Animal Biológica que se realizam de 22 a 24 de Setembro, em Braga, foram apresentados, a 15 de Setembro, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos na Póvoa de Lanhoso.

 

A Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, a representante da Associação Portuguesa de Horticultura, Isabel Mourão, e o representante da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, José Pedro Araújo, apresentaram os eventos, seu programa, intervenientes e temas a serem discutidos, bem como objectivos e expectativas.

 

Estes colóquios que se realizam em Braga, no Auditório Vita, resultam de uma organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Horticultura e a Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e de outras entidades. “Esta será uma oportunidade ímpar para falar da importância da agricultura biológica. Está na hora de olharmos para a agricultura, sobretudo para a que tem práticas amigas do ambiente, como motor para o desenvolvimento dos territórios e como uma alavanca importantíssima para combater a desertificação dos territórios”, referiu a Vereadora da Câmara Municipal Povoense.

 

“Em territórios como o nosso, de baixa densidade, urge ter estratégias de desenvolvimento assentes na preservação do ambiente, da qualidade de vida, filosofia que este modo de produção agrícola defende e que deve ser também uma filosofia defendida nas estratégias políticas. Por isso, é com muita satisfação que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso se associa a esta iniciativa”, salientou ainda, de entre outros aspectos, Fátima Moreira.

 

A preocupação com o ambiente, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações, com a implementação da Agenda 21 Local, por um lado; a dinamização do Centro da Bioeconomia, com a criação de Hortas Biológicas, do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor e de uma bolsa de terras, e a promoção de eventos, por outro lado, são alguns dos exemplos do trabalho da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso ao nível das políticas ambientais e de promoção da agricultura biológica e dos produtos biológicos.

 

Local para troca de conhecimentos e de experiências

 

O 3.º Colóquio Nacional de Horticultura Biológica e 1.º Colóquio Nacional de Produção Animal Biológica são o principal fórum de intercâmbio técnico-científico dos agentes ligados ao sector da Agricultura Biológica, sector que, cada vez mais, assume grande importância económica, ambiental e social, em Portugal, como em todo o Mundo.

 

Pretende-se que constituam uma oportunidade de troca de experiências e de destaque dos trabalhos de investigação relacionados com as técnicas, que visam o aumento da produtividade em consonância com a sustentabilidade agroecológica, sócio-territorial, sócio-económica. É ainda uma oportunidade para abordar questões actuais, como a biodiversidade, o consumo de produtos biológicos e saúde, os desafios da agricultura na sustentabilidade ambiental e alimentar e o contributo da ‘agricultura social’ para o desenvolvimento regional.

 

Especialistas nacionais e estrangeiros irão partilhar experiências, conhecimentos e propor novas ideias, sendo esperados mais de 300 participantes, em representação das instituições de ensino superior, de ciência e tecnologia, do sector produtivo, da agro-indústria e da comercialização.

 

Programa

 

Dia 22/9/2011

 

8.30 h - Registo, inscrição e entrega de documentação

 

9.30 h - Sessão de Abertura

 

10.00 h - Sessão plenária 1 - Biodiversidade e Agricultura Biológica

 

11.15 h – Café

 

11.30 h - Sessão temática 1 (Aud.) - Culturas Hortícolas e Plantas Aromáticas e Medicinais

 

Sessão temática 2 (S1) - Alimentação, Saúde e Bem-estar Animal

 

13.00 h – Almoço

 

14.30 h - Sessão plenária 2 - Agricultura Biológica na Sociedade

 

16.30 h - Café16.40 h - Sessão de painéis

 

17.00 h - Sessão temática 3 - Fruticultura, Viticultura e Olivicultura

 

18.30 h - Visita guiada a Braga

 

20.00 h - Jantar do Colóquio

 

Dia 23/9/2011

 

9.30 h - Sessão temática 4 - Estratégias de Protecção das Culturas

 

11.00 h – Café

 

11.15 h - Sessão plenária 3 - Alimentos Biológicos e Saúde

 

12.30 h - Almoço14.00 h - Sessão temática 5 (Aud.) - Pós-colheita, Qualidade e Consumo

 

Sessão temática 6 (S1) - Sistemas de Produção, Transformação e Qualidade dos Produtos Animais

 

15.30 h – Café

 

16.00 h - Sessão plenária 4 - Desafios da Agricultura na Sustentabilidade Ambiental e Alimentar

 

17.30 h - Sessão de Encerramento

 

Estratégia Europa 2020 - Investigação em Agricultura Biológica

 

Dia 24/9/2011

 

Visitas técnicas a explorações biológicas na Região Norte e na Galiza

fonte:http://www.gazetarural.com/

publicado por adm às 22:26 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
links