Quando se fala em práticas agrícolas que respeitam os ciclos de vida natural e não recorrem a elementos químicos é fácil pensar imediatamente nas técnicas da agricultura de subsistência do passado.
No entanto, nos últimos tempos a agricultura biológica tem ganho um novo fôlego, muito por força do aumento das preocupações ambientais e dos cuidados no âmbito da saúde. Assim, são recuperadas as técnicas do passado, desta feita complementadas por um maior conhecimento técnico e científico, e surgem novas técnicas e novos produtos para tornar as explorações agrícolas biológicas mas, ao mesmo tempo, rentáveis para os agricultores que, através delas, procuram não só subsistir mas, acima de tudo, obter rentabilidade.
Actualmente, o Faial conta já com um Núcleo de Agricultores Biológicos, associado à Associação de Agricultores da Ilha do Faial (AAIF), que dá os primeiros passos na área.
fonte:http://www.azoresdigital.com/