O 3.º Colóquio Nacional de Horticultura Biológica e 1.º Colóquio Nacional de Produção Animal Biológica que se realizam de 22 a 24 de Setembro, em Braga, foram apresentados, a 15 de Setembro, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos na Póvoa de Lanhoso.
A Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, a representante da Associação Portuguesa de Horticultura, Isabel Mourão, e o representante da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, José Pedro Araújo, apresentaram os eventos, seu programa, intervenientes e temas a serem discutidos, bem como objectivos e expectativas.
Estes colóquios que se realizam em Braga, no Auditório Vita, resultam de uma organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Horticultura e a Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e de outras entidades. “Esta será uma oportunidade ímpar para falar da importância da agricultura biológica. Está na hora de olharmos para a agricultura, sobretudo para a que tem práticas amigas do ambiente, como motor para o desenvolvimento dos territórios e como uma alavanca importantíssima para combater a desertificação dos territórios”, referiu a Vereadora da Câmara Municipal Povoense.
“Em territórios como o nosso, de baixa densidade, urge ter estratégias de desenvolvimento assentes na preservação do ambiente, da qualidade de vida, filosofia que este modo de produção agrícola defende e que deve ser também uma filosofia defendida nas estratégias políticas. Por isso, é com muita satisfação que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso se associa a esta iniciativa”, salientou ainda, de entre outros aspectos, Fátima Moreira.
A preocupação com o ambiente, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações, com a implementação da Agenda 21 Local, por um lado; a dinamização do Centro da Bioeconomia, com a criação de Hortas Biológicas, do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor e de uma bolsa de terras, e a promoção de eventos, por outro lado, são alguns dos exemplos do trabalho da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso ao nível das políticas ambientais e de promoção da agricultura biológica e dos produtos biológicos.
Local para troca de conhecimentos e de experiências
O 3.º Colóquio Nacional de Horticultura Biológica e 1.º Colóquio Nacional de Produção Animal Biológica são o principal fórum de intercâmbio técnico-científico dos agentes ligados ao sector da Agricultura Biológica, sector que, cada vez mais, assume grande importância económica, ambiental e social, em Portugal, como em todo o Mundo.
Pretende-se que constituam uma oportunidade de troca de experiências e de destaque dos trabalhos de investigação relacionados com as técnicas, que visam o aumento da produtividade em consonância com a sustentabilidade agroecológica, sócio-territorial, sócio-económica. É ainda uma oportunidade para abordar questões actuais, como a biodiversidade, o consumo de produtos biológicos e saúde, os desafios da agricultura na sustentabilidade ambiental e alimentar e o contributo da ‘agricultura social’ para o desenvolvimento regional.
Especialistas nacionais e estrangeiros irão partilhar experiências, conhecimentos e propor novas ideias, sendo esperados mais de 300 participantes, em representação das instituições de ensino superior, de ciência e tecnologia, do sector produtivo, da agro-indústria e da comercialização.
Programa
Dia 22/9/2011
8.30 h - Registo, inscrição e entrega de documentação
9.30 h - Sessão de Abertura
10.00 h - Sessão plenária 1 - Biodiversidade e Agricultura Biológica
11.15 h – Café
11.30 h - Sessão temática 1 (Aud.) - Culturas Hortícolas e Plantas Aromáticas e Medicinais
Sessão temática 2 (S1) - Alimentação, Saúde e Bem-estar Animal
13.00 h – Almoço
14.30 h - Sessão plenária 2 - Agricultura Biológica na Sociedade
16.30 h - Café16.40 h - Sessão de painéis
17.00 h - Sessão temática 3 - Fruticultura, Viticultura e Olivicultura
18.30 h - Visita guiada a Braga
20.00 h - Jantar do Colóquio
Dia 23/9/2011
9.30 h - Sessão temática 4 - Estratégias de Protecção das Culturas
11.00 h – Café
11.15 h - Sessão plenária 3 - Alimentos Biológicos e Saúde
12.30 h - Almoço14.00 h - Sessão temática 5 (Aud.) - Pós-colheita, Qualidade e Consumo
Sessão temática 6 (S1) - Sistemas de Produção, Transformação e Qualidade dos Produtos Animais
15.30 h – Café
16.00 h - Sessão plenária 4 - Desafios da Agricultura na Sustentabilidade Ambiental e Alimentar
17.30 h - Sessão de Encerramento
Estratégia Europa 2020 - Investigação em Agricultura Biológica
Dia 24/9/2011
Visitas técnicas a explorações biológicas na Região Norte e na Galiza
fonte:http://www.gazetarural.com/